Brasileiro fica com a 1ª colocação na Olimpíada de Matemática do Cone Sul 5k2036
Pedro Henrique, de 15 anos, somou 54 pontos na competição no Uruguai.
Equipe do Brasil levou duas medalhas de ouro, uma prata e um bronze.
Da esquerda para a direita: a professora Luzinalva Miranda de Amorim, os alunos João César, Pedro Henrique, Gabriel e Andrey, e o professor Régis Prado Barbosa, no Uruguai (Foto: Divulgação/OBM)
Dois estudantes paulistas conquistaram medalha de ouro e a mais alta classificação individual na 25ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul, que terminou nesta quinta-feira (21) em Atlántida, cidade que fica no Uruguai. Pedro Henrique Sacramento de Oliveira, de 15 anos, de Vinhedo (SP), e Gabriel Toneatti Vercelli, de 16 anos, de Osasco (SP), somaram 54 e 51 pontos, respectivamente, e terminaram a competição acadêmica com a primeira e a segunda colocação na classificação individual. Na terceira colocação ficou um estudante do Peru, que somou 50 pontos.
Segundo a assessoria de imprensa da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), o Brasil ainda levou uma medalha de prata, conquistada pelo estudante João César Campos Vargas, de 16 anos, de a Tempo (MG), e uma de bronze, que volta ao Brasil nas mãos de Andrey Jhen Shan Chen, de 14 anos, de Campinas (SP).
Dois professores de São Paulo e da Bahia acompanharam os jovens, que participaram de duas provas teóricas na segunda e na terça-feira (18 e 19). Cada prova teve quatro horas de duração e exigiu a resolução de três problemas de matemática, incluindo áreas como álgebra, teoria dos números, geometria e combinatóra. Conforme resolviam os problemas, os participantes somavam pontos que levavam à classificação final.
Para concorrerem à prova do Cone Sul, os adolescentes tiveram que participar da OBM, realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). As provas acontecem todos os anos em escolas públicas e particulares do Brasil e os alunos premiados am por um novo processo de seleção que dura seis meses. Para a Olimpíada de Matemática do Cone Sul, só os quatro alunos mais bem colocados são selecionados para competir.
Fonte: G1.
Publicado por Folha do Progresso fone para contato Tel. 3528-1839 Cel. TIM: 93-81171217 e-mail para contato:[email protected]
Você precisa fazer para comentar.