Indígenas expulsam funcionários e ocupam subSemed em Castelo dos Sonhos 4t1y53
Foto: Reprodução | Indígenas Kayapo da terra indígena Mekragnotire ocuparam nesta quinta-feira (7), a subSecretaria Municipal de Educação (subSemed), de Castelo dos Sonhos, distrito de Altamira (PA), e expulsaram os funcionários, em protesto contra o não cumprimento de promessas feitas pelo prefeito eleito com apoio das comunidades indígenas.
Segundo os manifestantes, o prefeito havia prometido, ainda durante a campanha, melhorias significativas na educação indígena, como o início das aulas em fevereiro, regularização do transporte escolar e pagamento em dia dos salários dos professores. Contudo, ados vários meses, nenhuma das promessas foi cumprida.
A decisão de ocupar a subSemed partiu dos caciques locais. Os indígenas agora acampam no local e gravaram um vídeo enviado ao prefeito, alertando que, se não houver uma solução imediata, irão também ocupar a sede da Semed em Altamira.
Os manifestantes exigem respostas e providências do governo municipal, cobrando as melhorias prometidas e o respeito aos direitos das comunidades indígenas.
Em Nota,
A Prefeitura de Altamira, por meio da Subprefeitura de Castelo de Sonhos e da Secretaria Municipal de Educação, informa que houve um protesto em frente à Subsecretaria de Educação de Castelo de Sonhos na manhã de quarta-feira, 7 de maio. Devido a problemas na transição de gestão anterior, algumas comunidades foram prejudicadas pela falta de dados e documentos. As etnias Kayapó da Terra Indígena Menkragnoti, que eram atendidas por Guarantã do Norte (MT) até 2023, agora são atendidas por Altamira. A falta de documentos escolares e pessoais dificultou o início do ano letivo, e essa dificuldade ainda persiste. Isso motivou servidores e professores das escolas, muitos deles da própria etnia, a realizar o protesto. Cerca de 16 pessoas reivindicavam o pagamento dos trabalhos iniciados em abril de 2025. A gestão atual informou aos líderes e caciques que os pagamentos estão programados e serão realizados na folha de pagamento do dia 9 de maio, seguindo o cronograma correto após a entrega dos documentos pelos profissionais contratados. Por fim, o calendário escolar de 2025 será totalmente cumprido, minimizando os problemas herdados da gestão anterior e garantindo o melhor atendimento às comunidades.
Fonte: Jornal Folha do Progresso e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 07/05/2025/18:43:11
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para ar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os es do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:[email protected].
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: folhadoprogresso-br.informativomineiro.com e-mail:[email protected]/ou e-mail: [email protected]