Operação da PF em 4 estados investiga destino de ouro extraído ilegalmente no Amapá 61z48
Agente encontrando dinheiro armazenado em caixa durante mandado — Foto: PF/Divulgação
São 56 mandados, sendo 20 de prisão. ‘Ouro Perdido’ investiga venda do produto para pessoas e empresas.
Agentes da Polícia Federal (PF) cumprem nesta terça-feira (18) um total de 56 mandados, sendo 20 de prisão temporária e 36 de busca e apreensão referentes à operação Ouro Perdido. A ação investiga a exploração de ouro, venda e sonegação fiscal em garimpos irregulares de Oiapoque, no Amapá, da Guiana sa e do Suriname.
Os mandados são cumpridos por 128 agentes em cidades do Amapá, São Paulo, Goiás e Pará. A Justiça Federal ainda determinou o bloqueio de R$ 146 milhões em nome dos investigados, que não tiveram o nome revelado, além da proibição da atuação deles na atividade.
Ainda segundo a PF, diversos estabelecimentos comerciais em Oiapoque recebiam o ouro extraído ilegalmente e vendiam o produto para pessoas físicas e jurídicas de todo o país, além de uma instituição financeira.
As investigações identificaram pelo menos 20 empresas dedicadas a atividades de compra, venda, confecção de joias e ouro, no município de Oiapoque, que não possuem cadastro no COAF e não estão legalmente autorizados pelo BACEN para a prática do comércio de ouro.
As atividades da operação são realizadas com apoio da Receita Federal, do Ministério Público Federal (MPF), da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Exército Brasileiro.
A investigação que levou à Ouro Perdido foi feita entre autoridades brasileiras e sas através de uma cooperação internacional com a polícia e o Ministério Público da França.
Por John Pacheco, G1 AP — Macapá
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: folhadoprogresso-br.informativomineiro.com E-mail:[email protected] e/ou e-mail: [email protected]